Agenda CEMF

Amor, antirracismo e bibliodiversidade

Carandá

Tempo de leitura Tempo de leitura: 2 min

“O conhecimento do conhecimento compromete”, nos diz os pesquisadores Humberto Maturana e Francisco Varela. Isso tem a ver com atitudes, e as atitudes vinculam. O que sonhamos vincular quando o movimento é de incentivar à leitura? Que paixão é esta a experimentar? Para quais livros hoje podemos olhar? O que pode ser, de fato, uma bibliodiversidade?

Este curso propõe conversar sobre isso, a partir das mudanças vividas pelo mercado editorial nas últimas décadas, especialmente na literatura para crianças e jovens. Estamos vivendo uma revolução de possibilidades em temas, tipos de narrativas e projeto gráfico, e é preciso falar disso juntos na escola e tornar o ato de ler ainda mais amplo e potente.

 “Toda obra literária transmite mensagens não apenas através do texto escrito. As imagens ilustradas também constroem enredos e cristalizam as percepções sobre aquele mundo imaginado. Se examinadas como conjunto, revelam expressões culturais de uma sociedade. A cultura informa através de seus arranjos simbólicos, valores e crenças que orientam as percepções de mundo. E se pensarmos nesse universo literário, imaginado pela criação humana, como um espelho onde me reconheço através dos personagens, ambientes, sensações?”, Heloisa Pires Lima

CRISTIANE ROGERIO é mestra em Arte Educação, pelo Instituto de Artes da Unesp, e faz parte do coletivo de criação e coordenação pedagógica dos cursos de pós-graduação O Livro para a Infância e Criação de Livro Ilustrado n’A Casa Tombada. Jornalista, atualmente é colunista da Revista Crescer (onde foi editora por 8 anos) e coordena a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano. É também idealizadora do blog Esconderijos do Tempo e autora dos livros Carmela Caramelo (com André Neves, pela Editora Cortez) e Bebês do Brasil (com a Crescer, pela Editora Globo).

Todos os direitos reservados à Carandá Educação.
Desenvolvido por Bring
Enviando,
Por favor aguarde.