Centro de Estudos Madalena Freire

No último mês de agosto, inauguramos esse novo capítulo na nossa história: começamos o semestre numa nova casa, após 40 anos de existência que nos trouxeram até aqui. Sempre sonhamos em habitar um espaço único, construído sob medida para nosso Projeto Político Pedagógico. Um espaço onde coubessem todas as idades, cada uma com sua peculiaridade e privacidade preservadas, mas ao mesmo tempo um espaço que permitisse a convivência entre todas elas. Um lugar permeável, lúdico e coletivo. Bem-vindos à nova sede Carandá Educação (clique aqui para ver nossa casa nova ).

O Centro de Estudos Madalena Freire traz neste segundo semestre de 2021, junto com nossa mudança para a nova sede, um ciclo de rodas de conversas sobre o Espaço e a Escola. Esse ciclo de conversas tem como proposta trazer vozes que nos ajudaram e refletiram conosco nesse caminho. Começamos com uma conversa informal e muito interessante entre Christian Dunker, João Paulo Payar e Liliana Vergamini Luna de Sá, arquitetos da Königsberger Vannucchi, escritório que projetou nossa nova sede, e Ciça Barbieri Gorski, arquiteta e paisagista responsável pelos parques e áreas lúdicas. Confira aqui o vídeo na íntegra.

Essa é apenas a primeira de um ciclo de conversas. No próximo mês, teremos Ilana Katz e Ana Cristina Dunker conversando sobre “O espaço real e o espaço simbólico da escola”.

Desde o primeiro esboço do projeto da nova casa, muitas reflexões nos acompanham sobre o papel do espaço no mundo da educação, sobre os impactos do espaço na concretização de um Projeto Político Pedagógico e também sobre os impactos do próprio Projeto Político Pedagógico na construção do mesmo espaço.

A escola é um espaço público que deve ser permeável às demais esferas da sociedade. E isso vale para os debates das questões públicas, para as manifestações artísticas e culturais, para as festas e todas as atividades que mobilizam o coletivo. Nosso aluno compreende desde cedo que o espaço da escola está ligado à rua, à comunidade, ao mundo. Inúmeras atividades pedagógicas, envolvendo diversas disciplinas, vinculam o aluno e o grupo aos espaços externos. Os muros da escola não pretendem nos separar da rua. Queremos preparar nossos alunos para lidar com essa realidade tão desafiadora e, por vezes, ameaçadora.

A permeabilidade que procuramos desenvolver em relação às diversas dimensões do real visa justamente permitir que o aluno coletivamente, orientado pelos educadores, construa uma visão singular de si mesmo, do seu corpo, do mundo, da esfera política e da dimensão social.”

Projeto Político Pedagógico.

Sobre o Centro de Estudos

Um centro de estudos, pesquisa, formação e divulgação, como um importante passo na direção desta escola reflexiva e sintonizada com os tempos de hoje, onde o conhecimento está em constante e rápida transformação.

Quer se cadastrar no nosso mailing e receber mais conteúdos? Clique aqui