Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, foi assim que o mundo mudou.
Desde 2019 um grupo de estudantes, do Fundamental 2 e Ensino Médio, se reúne para pensar, discutir, analisar, e ainda mais importante, refletir sobre o nosso papel e impacto no planeta. Os alunos e alunas propõem ações sobre as mudanças climáticas, um dos maiores desafios para o nosso futuro.
Dessa maneira, com o pensamento nas questões ambientais e sociais, buscamos colocar em prática ações que possam melhorar o ambiente escolar e o mundo. Tornando-o, com nossas ações, um lugar mais sustentável
Acreditamos que a escola é um local seguro e necessário para discussões de temas pertinentes para toda sociedade, seja em forma de desabafo ou estudo nos coletivos. Anteriormente, chamado como Coletivo Feminista, o grupo nasceu em 2015 da iniciativa de três amigas que sentiam falta de um espaço para discutir o movimento feminista e seu papel.
Apenas em 2018 o nome do coletivo foi estabelecido. Inicialmente, o Vivas foi inspirado no antigo nome da escola: Carandá VivaVida. Mas também, na frase "vivas nos queremos", usada durante a mobilização de mulheres contra a violência doméstica que aconteceu na América Latina, em março de 2018.
Esse espaço de formação autônomo reflete em uma escolha de debate político. Tratando, assim, assuntos potentes que devem ser falados e entendidos por meio de diálogos, intervenções e exposições que vão para além dos nossos muros.
Como, por exemplo: