Projeto teatral 9ºano – O homem de la mancha

Projeto teatral 9ºano – O homem de la mancha
Os alunos e as alunas dos 9ºs anos desenvolvem uma peça teatral todos os anos na disciplina de Arte. Neste ano, a obra escolhida foi O HOMEM DE LA MANCHA, de Dale Wasserman.
As disciplinas de Arte e História encontram-se neste projeto pedagógico para discutir e pensar as questões empíricas e estéticas do período colonial brasileiro.
Os grupos estudaram sobre as cidades históricas de Minas Gerais, suas organizações sociais, políticas, econômicas e o patrimônio histórico e cultural dessas cidades mineiras em relação ao do ciclo do ouro. Estudaram também sobre arte barroca e suas características peculiares no Brasil, sua arquitetura tipicamente colonial, seu estilo e seus artistas mais influentes.
Estabeleceram algumas relações entre a Arte Barroca brasileira, o Teatro no Brasil e no mundo. Aprofundaram-se na linguagem teatral por meio da criação de cenas, figurinos, textos dramáticos e histórias do cotidiano, enfatizando também os aspectos artísticos e estéticos do barroco mineiro que congregam harmonicamente a arquitetura, a pintura, a escultura, a música, a literatura e o teatro.
Neste ano, devido à pandemia, a peça foi gravada e apresentada para as famílias dos grupos no dia do encerramento e disponibilizada para a comunidade. Assista abaixo!

A peça ambienta-se em um manicômio brasileiro do final dos anos 2050. Miguel de Cervantes é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos e atentar contra a ordem pública. Ele é jogado em um calabouço de uma prisão/manicômio, ocupado também por ladrões, bandidos, loucos e assassinos, e é “julgado” pelos prisioneiros. Para se defender Cervantes conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Ele se torna um cavaleiro errante, conhecido como Don Quixote de la Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo. Durante o “julgamento” Cervantes se transforma em Don Quixote, para fazer a sua defesa.

 

Instagram

Instagram has returned invalid data.