Período Integral

 

A Carandá oferece período integral, semi-integral e estendido, com flexibilidade de horário, para as famílias que precisam que seus filhos e filhas fiquem na escola por mais tempo. Nesse período acontecem a recreação e as atividades complementares.

RECREAÇÃO NA CARANDÁ

Uma Recreação diferente, com foco no desenvolvimento da criança, através de muita brincadeira e ampliação do repertório cultural.

Nossa recreação valoriza as experiências que as crianças nos trazem. A escuta de seus desejos, interesses e vivências inspira e oportuniza momentos de criação, a prática de diferentes modalidades de atividades, a socialização de experiências e de descobertas no enfrentamento de novos desafios.

Temos um planejamento flexível que lida com o tempo e o espaço de forma mais fluida e singular, procurando atender às demandas e aos interesses das crianças. Assim, podemos oferecer uma experiência menos regulada por horários fixos.  Isso amplia consideravelmente as possibilidades de trabalho dentro do núcleo de interesse das crianças, bem como seu potencial de desenvolvimento. O fim de uma atividade passa a se dar pelo alcance do propósito estabelecido pela própria criança em sua realização e não pelo tempo do relógio.

O trabalho das atividades complementares possibilita a integração de séries (I3 e I4 / I5, 1º ano e 2º Ano / 3º a 5º ano) para formar novos grupos. Com isso, criamos rotinas diferentes, oportunizando que as crianças convivam com amigos e amigas de diferentes turmas.   Acreditamos que a integração dos grupos dinamiza ainda mais as propostas e brincadeiras. Esse contato com colegas de diferentes grupos é bastante valorizado e estimulado na escola, mas, na recreação, essa experiência enriquece bastante as possibilidades de regulação de conflitos, a socialização de ideias e estratégias para o alcance de conquistas ou de objetivos coletivos.

O planejamento prevê o pulsar de momentos de maior agitação intercalados com momentos de maior concentração, através de brincadeiras, jogos, histórias, dramatização, experimentações, momentos de relaxamento, momentos livres e atividades artísticas e culturais. Tudo isso faz parte da nossa recreação.

Nosso modo de recrear vai além de um espaço complementar ao currículo regular da escola. Para nós, a brincadeira é coisa séria.