NOTÍCIAS SOBRE A REABERTURA

 

Caras Famílias,

Seguimos trabalhando fortemente no planejamento e preparo para o nosso reencontro. Aqui vão algumas definições para o retorno às atividades presenciais.

Segundo determinação legal, as aulas presenciais têm retorno previsto para o dia 07 de outubro. Nesse momento, poderemos receber apenas 35% dos alunos e alunas da Ed. Infanfil e F1 e 20% de F2 e Médio. Retornaremos aos poucos, cada série do segmento, uma vez por semana e os alunos e alunas ficarão na escola em grupos reduzidos (bolhas). A lógica das bolhas, explicada abaixo no capítulo “Protocolos Gerais”, é a estrutura que mitiga o risco de contaminação, junto com a garantia da distância mínima de 1,5m entre as pessoas e que garante o convívio com os pares.

Todos deverão permanecer na escola durante o tempo das aulas regulares.

Manhã Tarde
Educação Infantil das 8h às 12h Das 13h às 17h
Fundamental I das 7h45 às 12h Das 13h30 às 17h45
Fundamental II Das 7h30 às 12h10*
Ensino Médio Das 7h30 às 13h00*

trabalho on line seguirá para todos os alunos, com alguns ajustes na grade de horários. A nova rotina de horários será comunicada juntamente com a definição do dia da semana marcado para cada grupo.

Na segunda quinzena de setembro, faremos uma consulta às famílias para saber quem virá na primeira fase de abertura. Montaremos os grupos e faremos o planejamento a partir dessa consulta. Só após a confirmação das famílias, teremos informações para divulgar o dia da semana que cada aluno ou aluna virá.

As famílias que optarem por não trazer seus filhos nesta primeira fase poderão reavaliar sua decisão a cada 15 dias.

Sobre o contraturno e atividades complementares:

Os alunos que permanecem matriculados no integral ou semi-integral, da EI ou do F1, serão procurados pela equipe do Cultura Viva (Unid.4) para combinarem o esquema possível, desde que possamos garantir que sigam com os mesmos colegas da sua turma (preservando a lógica das bolhas).

Não teremos mais o transporte entre unidades. Os alunos das unidades 1 e 2 devem permanecer apenas nestas unidades em seu pequeno grupo e os das 3 e da 4 também deverão respeitar a lógica dos pequenos grupos.

Na primeira quinzena de outubro, não teremos nenhuma atividade no contraturno presencial, para F2 e EM. Isso será reavaliado a partir da segunda quinzena de outubro.

As atividades complementares seguem on line até segunda ordem, para que possamos manter as bolhas intactas.

Protocolos gerais:

Os alunos e professores serão organizados em pequenos grupos ou “bolhas”. Isso significa que o aluno pertencente àquela bolha só terá contato por mais de duas horas com as outras pessoas daquela bolha, minimizando o contato com outros alunos e o possível contágio. Além disso, caso alguém de uma bolha tenha sintomas suspeitos ou confirmação de Covid-19 aquela bolha poderá será afastada por alguns dias, sem necessidade de parar toda a escola. Professores e auxiliares que ficam com os alunos por mais de duas horas farão parte daquela bolha.

Antes de sair de casa, todos, alunos e funcionários, deverão preencher um questionário on line para identificar se será possível entrar ou não na escola naquele dia. Caso não seja possível ir à escola, orientaremos a conduta mais adequada para o cuidado de quem apresentou algum sintoma e da bolha da qual faz parte na escola. Caso algum sintoma seja identificado, por exemplo, a orientação é a de que o aluno ou funcionário fique em casa, para proteger a si e aos demais colegas de sua bolha. Será um pacto coletivo. Enviar um aluno que estava com febre e foi medicado, por exemplo, pode pôr em risco toda a bolha e todos dessa bolha precisarão ficar em casa.

Caso algum sintoma se apresente durante a permanência nas instalações da escola, a pessoa será encaminhada para o local de atendimento especial, para que seja isolada, cuidada e retorne para sua casa o quanto antes, a fim de evitar o agravamento de seu estado de saúde e o contágio. O grupo do qual faz parte passará a ser monitorado de acordo com as instruções do protocolo do Hospital Albert Einstein.

Todos que estiverem dentro da escola deverão utilizar máscaras de tecido ou EPIs específicos, dependendo da função. Apenas as crianças com menos de 2 anos não poderão utilizá-las. Conversaremos sobre isso nas aulas on line antes do retorno e faremos comunicações às famílias com mais detalhes sobre uso das máscaras por cada idade.

As pessoas do grupo de risco não devem retornar à escola num primeiro momento.

Todos os ambientes da escola estarão equipados e demarcados com orientações de distanciamento, inclusive na entrada. Os protocolos completos desenvolvidos pela equipe do Einstein – higienização, alimentação, áreas comuns, salas de aula, etc – serão compartilhados em breve. Além disso, enviaremos informações gradativamente para responder às principais questões que têm surgido.

Cronograma de trabalho:

Setembro – segunda quinzena Envio dos protocolos completos às famílias.
Consulta e autorização on line das famílias para a presença dos filhos na Fase 1 (de 07 a 16 de outubro).
Consulta à EI e ao F1 sobre propostas do contraturno.
Planejamento destes 15 dias para o grupo autorizado.
Comunicação das turmas e dia da semana que cada aluno virá.
Outubro – primeira quinzena Início     das    atividades    presenciais:    acolhimento, encontro             e aprendizado dos protocolos de cuidado no horário regular.
Conteúdo programático das atividades on line: continuidade do planejamento do trimestre com ajustes na grade de horários das atividades síncronas e assíncronas.
Atividades do contraturno a combinar para alunos do integral (EI e F1).
Nova consulta às famílias para a organização da segunda fase (de 19 a 30 de outubro).
Organização das turmas – ampliação dos grupos de alunos da mesma sala (dependendo da procura) uma ou duas vezes por semana (depois de avaliação da primeira fase).
Outubro – segunda quinzena Continuidade das atividades presenciais no horário regular.
Atividades on line: Continuidade do planejamento do trimestre com ajustes na grade de horários das atividades síncronas e assíncronas.
Atividades do contraturno a combinar para alunos do integral (EI e F1).
Atividades esportivas presenciais para os grupos de F2 e EM que estiverem presencialmente na escola (em horários a combinar, durante a tarde e de acordo com a possibilidade de alunos, disponibilidade das quadras da escola e das treinadoras) – não usaremos as quadras externas à escola neste momento.
Imaginar-te on line.
Nova consulta às famílias para a organização da terceira fase (3 a 13 de novembro).
Planejamento da primeira quinzena de novembro.

Não vemos a hora de nos encontrarmos novamente! Um pouco mais distantes do que gostaríamos, de máscaras, mas com o calor da troca dos olhares e dos sons de crianças e jovens ocupando e alegrando nossos espaços.

Até breve
Ana Cris, Carmen, Milena, Pnina e Stela