Mostra de trabalhos do Fundamental 2 e Ensino Médio

Mostra de trabalhos do Fundamental 2 e Ensino Médio

É chegado o final do ano e nessa reta final organizamos nossa tradicional Mostra de Trabalhos do Fundamental 2 e Ensino Médio.

Foram dois dias em que nossos alunos e alunas apresentaram os resultados de seus estudos e projetos desenvolvidos ao longo do ano.

Para este ano, adotamos um formato híbrido, em que alguns projetos puderam contar com a presença de familiares e outros foram feitos de maneira on-line.

6ºs anos

As turmas dos 6ºs anos, além do nosso tradicional Concurso de Luminárias, também apresentaram um programa de rádio, feito ao vivo e apresentado para as famílias. Os temas da vez foram “o uso da internet e redes sociais” e o lançamento de um e-book com textos produzidos a partir da leitura e discussão sobre o livro “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago.

7ºs anos

Os 7ºs anos também apresentaram dois projetos. O mini congresso sobre Qualidade de vida e cidadania e o Projeto Transformação.

O congresso tratou de temas como saúde, educação, vitalidade comunitária, mobilidade urbana, ambiente e racismo, em que os alunos e alunas apresentaram suas pesquisas e percepções aos familiares.

O Projeto Transformação trouxe alguns questionamentos vividos pelas nossas crianças: “onde está a criança que eu fui? Quem é o/a adolescente que estou me tornando?”. Por meio de representações, nossos alunos e alunas apresentaram suas reflexões sobre como é “crescer” e lidar com as mudanças físicas e emocionais vividas pelos jovens de hoje.

8ºs anos

Os 8ºs anos fizeram uma roda de conversa sobre a preservação do meio ambiente e a exposição “Arte, Ciência e Marcenaria”.

Com dois convidados, Roberto Melo de Araújo, agrônomo e pai da aluna Julia, e Maria Das Graças Lapa Wanderley, bióloga e avó da Catarina, o encontro deu voz para a questão: “É preciso conhecer para preservar?”. Durante a conversa, foram abordados temas como a consciência da preservação e a importância da diversidade dos ecossistemas naturais.

A exposição “Arte, Ciência e Marcenaria” apresentou os brinquedos projetados e criados pelos próprios alunos e alunas para a interação com os familiares e que continuam expostos para aqueles que quiserem se divertir.

9ºs anos

Via streaming, os 9ºs anos realizaram o lançamento de seus documentários que trataram sobre a adaptação das pessoas durante a pandemia e a exposição “Urbanização em Foco”, trabalhada nas aulas de Geografia.

Os documentários abordaram temas como o trabalho dos artistas, jogadores de futebol, educação, preconceito e violência, saúde mental e adolescer, e as inovações tecnológicas que surgiram e se adaptaram para esse momento.

Ensino Médio

Também de forma on-line, os alunos e alunas do Ensino Médio conversaram sobre como o processo de produção das monografias e as disciplinas eletivas contribuíram para seus processos de formação.

Confiram alguns recortes desses momentos:

 

 

 

Instagram

Instagram has returned invalid data.