Cursos livres

Horários 2022
Esgrima

Em parceria com o Instituto Touché. Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas, 1896, a esgrima é um esporte que agrega benefícios como agilidade, reflexo, raciocínio rápido, capacidade de solucionar problemas, postura e, claro, muita diversão.

Além do desenvolvimento de capacidades físicas e motoras, o programa busca, principalmente, trazer valores olímpicos atrelados ao respeito, amizade e excelência, utilizando metodologia desenvolvida pelo Instituto.

Professoras: Ana Carolina Cardoso Perez e Ana Carolina Lisboa de Matos.

Currículo: Ana Carolina Cardoso Perez: Licenciada em Educação Física pela Universidade Paulista e Bacharel pela Universidade Nove de Julho.

Ana Carolina Lisboa de Matos: Professora de Educação Física especialista em Esgrima, formada pelo Instituto Touché.

Aulas: 2x ou 1x semana
Faixa etária: 6º ao 9º ano

 

Jazz Dance

O Jazz Dance é um estilo de dança com movimentos livres e dinâmicos. Influenciados por diversos estilos, faz com que os alunos tenham maior percepção, equilíbrio e coordenação motora do seu corpo ao combinar os movimentos, através de coreografias e sequências dançantes.

A noção de espaço e autoconfiança são aspectos trabalhados ao longo das aulas, trazendo inúmeros benefícios como a socialização, melhoria no condicionamento físico e o aprimoramento de habilidades motoras.

É uma forma de dança extremamente atual onde os alunos têm a oportunidade de exercitar alongamento, força muscular, musicalidade, postura e muita animação.

Professoras: Flávia Bravo e Valéria Moraes
Currículo: Flávia Bravo – Formação em Dança e Pedagogia.

Valéria: Artista da dança há 25 anos. Com formação em bale clássico e contemporâneo, pelo Estúdio Nova Dança. Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em Artes Cênicas e especialização em Dança Moderna pelo Centro de Referência da Dança.

Aulas: 2x ou 1x semana
Faixa etária: 6º ao 9º ano

 

Percussão

Noções rítmicas são umas das melhores formas de ingressar no aprendizado musical. A percussão, com seus instrumentos nas mais variadas formas e maneiras de se fazerem sons, é um enorme atrativo para as crianças.

O nosso curso de percussão, além de trabalhar as mais variadas formas de coordenação motora, também nos apresenta através da história, os aspectos importantes para se entender a história da música brasileira através dos tempos, as nossas manifestações mais tradicionais e festividades que compõem a história da nossa cultura.

Ao decorrer do nosso curso, aliamos a prática de uma formação percussiva em formato de escola de samba (abordando além deste, todos os ritmos brasileiros),  junto à esses elementos e também trabalharmos os a leitura rítmica – elemento tão importante para a comunicação musical através dos instrumentos.

Professores: Franklin Santos
Currículo: Músico percussionista com 25 anos de carreira e durante trajetória profissional já gravou e tocou com inúmeras bandas, diferentes gêneros musicais.
Universidade Livre de Música 2005 – 2008 (Brasil) – Curso de percussão popular
Curso livre música Malinke 2012 (África) – Curso com mestre da música Malinke, Famoudou Konate”
Curso livre música cubana 2016 (Cuba) – Aulas particulares de congas com José Luís Quintana “Changuito”

Duração: 1 hora

Aulas: 1x ou 2x semana

Faixa Etária: Fund. 2 e Ensino Médio

 

Projeto Maker

Em parceria com a Bê-a-bá Maker. As aulas do Projeto Maker são um convite aos alunos participantes a experimentação de materiais de elétrica, eletrônica e programação.  Nesta aula vamos construir produtos, valorizando as ideias e o processo de prototipagem, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e as habilidades manuais.

A Cultura Maker valoriza a experimentação e tem potencial para tornar o aprendizado mais significativo e desenvolver atividades práticas, chamadas de educação mão na massa.

Professores: Renato Farias, Dhario Sossa

Currículo: Renato Farias: Co-Fundador da Bê-a-Bá Maker, Professor de Tecnologia (Eletivas do Novo Ensino Médio) na Carandá Educação, Professor de Tecnologias Criativas na Escola Bakhita, Professor de Robótica e Tecnologia Educacional no Colégio Gibran. Professor de Pós Graduação em Metodologias Ativas – Disciplinas de Gamificação, Cultura Maker e Novas Tecnologias na Educação.

Dhario Sossa: Educador Maker na Bê-a-bá Maker desde 2020, atuando em atividades eletivas na Beacon School (2020), Escola Bakhita (2020 até os dias atuais) e Colégio Ítaca (03/2022 até os dias atuais). Atua na Órbita Maker como auxiliar de produção em Projetos utilizando o Cortadora Laser (2021 até os dias atuais). Possui experiência com atividades educativas utilizando grafite, serigrafia, silk screen, stencil, estamparia de tecidos, origami e mecânicas de livros pop-up. Realizou atividades no Centro cultural São Paulo, Cursinho Popular Deolinda, Escola Infantil de Artes Start, Despacho Cultural, Colégio EMECE, Projeto Casulo e Projeto Fliperama.

Aulas: 1x ou 2x semana.

Duração: 1 hora.

Faixa Etária: 6º ao 9º ano.

 

Teatrando

Com mais de 20 anos em parceria com a Carandá, o curso Teatrando para alunos e alunas do Fundamental 2 e Ensino Médio serve como espaço para dar vazão às suas manifestações pessoais e culturais.

As atividades em grupo tornam-se essenciais, pois trata-se de uma fase na qual o pertencimento é fundamental. Formam-se grupos de afinidades e o Teatrando pode ajudar na sociabilização dos integrantes, criando um ambiente sem julgamentos onde todos se sintam seguros para colocar toda a sua criatividade para fora

Atividades que trabalhem a empatia, a escuta, raciocínio e foco, autoestima e pertencimento são fantásticos. O queridinho dessa fase são os jogos de improviso, onde um vai rir do outro e o erro não só é bem-vindo, como torna- se fundamental para um ensinamento leve. Afinal todo mundo erra e estamos no mesmo barco.

Professor: Gilson Totti
Currículo: Ator, diretor, escritor e professor de teatro formado pelo Teatro Escola Célia Helena
Aulas: 1x semana

Duração: 2 horas
Faixa etária: 6º ao 9º ano

 

Tênis de Mesa

Em parceira com o clube de Tênis de mesa Matchpoint, dos atletas olímpicos Cazuo Matsumoto e Jéssica Yamada, trazemos aulas de um dos esportes que mais cresce no Brasil. O Tênis de mesa melhora a capacidade de concentração, raciocínio logico e coordenação motora. Um esporte que desenvolve a parte mental e emocional nos jogos. Estimula os reflexos, ensina a programar e planejar corretamente as jogadas com objetivos. Não existem vantagens físicas, é um esporte para todos. Não ter contato físico diminuem as possibilidades de lesões.
Todos adoram jogar o Ping-pong, mas aprender as técnicas corretas do tênis de mesa eleva o jogo para um novo nível.
Os treinos são acompanhados pelo professor que ensina a técnica e está atento para orientar e aprimorar os movimentos e jogadas dos alunos.
A escola fornece material para o jogo, mas caso o aluno queira ter sua própria raquete, para treinar em casa, fica a critério do participante.

Professores: Pedro Truszko
Currículo: Professor no clube de Tênis de Mesa Matchpoint, onde trabalha focado no ensino do esporte para iniciantes, tanto para crianças quanto para idosos.

Duração: 1 hora

Aulas: 1x ou 2x semana

Faixa Etária: Fund. 2 e Ensino Médio