Contraturno Ensino Médio

A Carandá Educação oferece uma grade de ensino abrangente, com atividades no período da tarde:

* Aulas de Inglês.

* Treino Esportivo.

* Disciplinas eletivas para os alunos do Ensino Médio.

* Aulas de laboratório do 1º ano do EM.

* Encontros de orientação de monografia.

* Programa de apoio ao estudo.

* Aulas e Atividades de recuperação

Inglês

O curso de Inglês da Carandá vem sendo reformulado e reavaliado ano a ano e, desde 2019, conta com a assessoria de Maria Teresa Aranda.

Nossa meta é que possamos ensinar os atributos específicos da língua, seu léxico e sua gramática, ao mesmo tempo em que buscamos desenvolver a competência para os usos da língua dentro de contextos significativos.

“Assim, como no caso da língua materna, o ensino de Língua Estrangeira deve ‘considerar o uso da língua como parte de um acontecimento social mais amplo (…) por exemplo, o que se escreve, para quem e com que finalidade; em que circunstâncias se escreve e se lê; que ações humanas desencadeia; como circula na sociedade etc.”

Projeto Político Pedagógico

Cada vez mais a língua inglesa tem sido a língua do encontro, aquela que nos possibilita estarmos em contato com os outros povos, com a produção cultural universal, com as grandes questões contemporâneas. Dessa forma, tomamos uma série de medidas para fortalecermos o ensino de Inglês na escola:

No 1º ano, as aulas serão em grupos menores. Teremos, em média, 18 alunos nas aulas de Inglês, todos do 1º ano.

A partir do 2º ano, em 2023, os estudantes deverão escolher percursos formativos separados pelas grandes áreas e o Inglês passará a ter o currículo adaptado a esta escolha. Assim, teremos o Inglês aplicado às Ciências Naturais, Humanas ou ao estudo mais aprofundado das diferentes linguagens.

Ainda em 2022, como parte da transição, as turmas do 2º e 3º anos no Ensino Médio serão divididas por nível, mas organizadas numa configuração que favoreça ainda mais o trabalho em grupo. As avaliações passarão a ser trimestrais, como nas outras disciplinas.

Treino esportivo

Além das aulas de Educação Física, que fazem parte da grade curricular, os alunos e alunas do Ensino Médio podem se exercitar no período oposto ao das aulas nos treinos esportivos. O treino esportivo, opcional, será oferecido no contraturno, por série, com uma hora e quarenta minutos de duração. O(A) aluno(a) pode escolher entre as seguintes modalidades: vôlei, futebol de salão, handebol e badminton.

A adesão a essas práticas promove muitos benefícios aos alunos e alunas. Além de melhorar aspectos físicos e sociais, também são desenvolvidos valores como cooperação, solidariedade e respeito a si e ao outro. A convivência com os(as) amigos(as) da escola em outros ambientes, fora da sala de aula, ajuda na resolução de conflitos e, por consequência, resulta em uma relação mais harmoniosa. Com tudo isso, a prática esportiva ajuda a aprimorar a qualidade de vida, contribuindo na melhoria do desempenho acadêmico.

Aulas de laboratório do 1º ano do EM

Os alunos de Ensino Médio têm atividades frequentes no laboratório da escola. Estas atividades são programadas de acordo com planejamento das disciplinas de Ciências Naturais e serão comunicadas nas aulas destas disciplinas.

Os alunos de 1º ano do EM terão aulas divididos em dois grupos, no período da tarde, seguindo planejamento das disciplinas de Física e Química.

Encontros de orientação de monografia

O projeto monografia é uma continuação do processo, iniciado no Ensino Fundamental 2, de formação do aluno pesquisador.

Seus principais objetivos são o aperfeiçoamento do exercício da escolha, o aprofundamento conceitual e metodológico através da proposta escolhida e a realização de um trabalho de síntese que propicie condições para o desenvolvimento da autonomia intelectual.

Inicialmente os alunos escolhem um tema de seu interesse e uma questão a ser respondida pelo projeto. Passam, então, a realizar o projeto em seus diversos momentos: recorte do problema, escolha da metodologia, levantamento bibliográfico, estudo de fontes primárias e secundárias, registro e observação, análise – refletindo sobre seu percurso e procedimentos de estudo.

A partir do segundo ano do Ensino Médio os alunos desenvolvem esse projeto de pesquisa pessoal orientado quinzenalmente por um professor. Eles escolhem o tema a ser pesquisado bem como definem uma questão de investigação.

O terceiro ano é dedicado ao desenvolvimento do projeto e inclui a produção de uma versão escrita e uma apresentação oral para a comunidade escolar.

Cursos livres opcionais

A proposta de Cursos livres compõe o período da tarde em uma estrutura flexível, contando com maior autonomia dos alunos e alunas.
Temos opção de 1x ou 2x por semana, com aulas de 1h de duração e calendário pensado em módulos.
Os cursos são: Jazz, Percussão, Tênis de Mesa, Esgrima, Teatrando e Maker.
Abrimos também a possibilidade dos alunos e alunas sugerirem outras modalidades que ainda não estejam na nossa grade de atividades.

As inscrições ocorrem pela área restrita do site ou pelo e-mail: [email protected]